Diretoria da OAB-MA entrega sede da subseção de São João dos Patos

Diretoria da OAB-MA entrega sede da subseção de São João dos Patos

A inauguração da nova sede aconteceu nesta quarta-feira (11)

Foi inaugurada na manhã desta quarta-feira (11) a Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em São João dos Patos que contou com a presença do presidente do Conselho Federal da OAB, Cláudio Lamachia e de diversos representantes da advocacia nacional e local.

A nova sede da Subseção de São João do Patos, entregue pela diretoria da OAB Maranhão, é a mais nova do estado e trem quase cem advogados afiliados que atuam em nove comarcas de treza cidades da região Leste do Maranhão.

“A entrega dessa sede tem um significado, para mim, muito especial, pois tem o nome do pai do ex-presidente da Ordem, Marcos Vinicius Furtado Coelho, que é um amigo e irmão, e por isso me sinto muito honrado em participar desta solenidade de entrega dessa sede”, destacou o presidente do Conselho Federal Cláudio Lamachia.

Lamachia também ressaltou o papel das sedes da OAB na defesa da sociedade. Parabenizou o presidente Thiago Diaz, o presidente da Subseção, Daniel Furtado Veloso, e todos os presidentes de Ordem “que oportunizam momentos como este, a nós, advogados e advogadas, e à própria sociedade maranhense. Assim, essa Casa também tem um papel fundamental para defesa das liberdades e defesa da sociedade. Por isso, a casa da OAB é A Casa de Todos”, frisou.

A sede da Subseção de São João dos Patos tem 340 metros quadrados de área construída, com auditório para 80 lugares, sala da OAB, sala da Caixa de Assistência dos Advogados (CAAMA), depósitos, escritório, sala da presidência, tesouraria, lanchonete, banheiros, sala de reunião e estacionamento.

O presidente da OAB Maranhão, Thiago Diaz, reforçou que a construção de cada subseção é um investimento que melhora o atendimento aos advogados e advogadas maranhenses, uma marca da atual gestão da OAB/MA. Em pouco mais de dois anos, já foram inauguradas as sedes das subseções de Bacabal e Santa Inês, além de reformadas e instaladas novas salas do advogado em Fóruns da Justiça Estadual, Federal e do Trabalho. “Ampliar os serviços e o alcance da Ordem nas diversas regiões do Maranhão torna a OAB mais presente e fortalece a prática advocatícia como um todo, levando mais ações como capacitação e atualização a um número cada vez maior de profissionais da advocacia”, ressaltou Diaz.

A entrega da Subseção foi marcada também pela primeira solenidade de compromisso de novos advogados da Subseção de São João dos Patos. Na oportunidade, 07 novos advogados firmaram o compromisso de exercer a advocacia pelo juramento da classe jurídica.

“Esta obra é um grande presente, um prédio funcional e com ótima estrutura, que vai dar muitas condições de trabalho aos advogados da regional, principalmente ao jovem advogado em início de carreira”, garantiu o presidente da Subseção de São João dos Patos, Daniel Furtado Veloso.

“Esta sede vai aproximar mais os advogados da região, pois tendo esse local para nos reunirmos, nós teremos um diálogo mais próximo e conseguiremos realmente chegar onde a gente quer, que é a união da nossa categoria”, concluiu a tesoureira da Subseção, Laísa Cristine Ribeiro.

Os novos advogados receberam das mãos de Thiago Diaz, Cláudio Lamachia, e Daniel Furtado os certificados dos novos advogados. Michaela Sá Sousa foi responsável pelo juramento da turma, a oradora foi Helorena Fernandes da Silva que disse ser uma honra e uma vitória pelos vários momentos por qual passaram com lutas, esperança e que não foi fácil vencer os obstáculos…pediu união para trabalharem, juízes, promotores, advogados, políticos, sociedade, com o único objetivo comum, a alegria, a paz, a democracia e o respeito por todos, e que é preciso resgatar o amor, a humildade e principalmente a humanidade, que o que estar faltando nos seres humanos… e resgatar o nosso caminhar, o nosso caráter, fazer a diferença e deixar um legado. A juíza titular de São João dos Patos Dra. Núbia  leu o termo de compromisso do advogado do Estatuto da OAB, o Regulamento Geral e o Regulamento Interno da Seccional.

O prédio da nova subseção leva o nome de Sérgio Coelho Neto de Sousa, que foi tabelião e escrevente judiciário e também vereador do município de Paraibano. Casado com Doraci Coelho teve quatro filhos, Márcia Beatriz, Sérgio Henrique, Marcus Vinicius e Diana Coelho.

Em sua mensagem, Dr. Sérgio Henrique, promotor de justiça e filho do homenageado, falou em nome da família.

“A inauguração do prédio da subseção da OAB, a partir do momento, faz parte da história da cidade de São João dos Patos e do Estado” e saudou a sua mãe Doraci Furtado Coelho, em seguida fez uma reflexão sobre a civilização e a marca deixada na história sobre as obras de engenharia,  citando exemplos da civilização do Egito e suas pirâmides, Roma e suas estradas, a Idade Média as catedrais até os dias atuais, fazendo um paralelo das construções dos homens que querem deixar a sua marca gravando a sua passagem por esse mundo.

“A própria construção dessa sede, demonstra essa capacidade. Capacidade da OAB em fazer um edifício inteligente e funcional” destacou Dr. Sérgio Henrique para elogiar a Ordem dos Advogados do Brasil, e em seguida fez um relato de sua vida desde criança em Paraibano até se tornar promotor de justiça e da sua primeira comarca, na cidade de São João dos Patos, lembrando das instalações acanhadas na qual desempenhou seu papel e que atualmente se apresenta magnifica, como a OAB, que merece uma casa com o porte de  Casa da Cidadania” afirmou Dr. Sérgio Henrique, pedindo a todos que honrem a casa como abrigo dos interesses das causas sociais, para garantir as liberdades civis, democráticas e da ética na política.

Ele elogiou a diretoria da OAB pela entrega da sede e agradeceu a homenagem ao seu pai Sérgio Coelho “que partiu jovem com 42 anos de idade, mas que foi um garimpador de amizades principalmente com os advogados, juízes e promotores. A justa homenagem é um resgate à memória de um ilustre maranhense que honrou as terras paraibanenses, que exportou para o Brasil e para a OAB, o seu filho Marcus Vinicius” afirmou Sérgio que pabenizou os colegas que colaboraram para a realização ” Dessa que certamente é a mais bela subseção do Maranhão” finalizou Dr. Sérgio Henrique.

Em dois anos de gestão, foram três sedes de Subseções entregues pela atual diretoria da OAB Maranhão: São João dos Patos, Santa Inês e Bacabal, além de reformadas e instaladas 30 novas Salas do Advogado em Fóruns da Justiça Estadual, Federal e do Trabalho de todo o Estado.

O presidente da subseção da OAB em São João dos Patos, Dr. Daniel Furtado Veloso, durante o seu pronunciamento frisou a indispensável colaboração do Dr. Marcus Vinicius para tornar realidade a sede, e emocionado e fez um breve histórico da conquista do prédio junto a OAB: “Primo,você ficará eternamente gravado em nossas memórias. Nossa gratidão não tem tamanho. Muito obrigado” agradeceu Dr. Daniel Furtado à Dr. Marcus Vinicius, afirmando que o nome da sede em nome de Sérgio Coelho é apenas um pequeno gesto de gratidão diante de todos os esforços da OAB para realização do sucesso alcançado por todos os advogados e advogadas da região e do Estado que por passarem na região poderão usufruir da estrutura da subseção.

Dr. Marcus Vinicius falou do tempo em que era estudante e lhe ensinaram que o Rio Parnaíba separa o Piauí do Maranhão e que é o contrário, o rio ‘une’ os dois Estados “Nossas realidades estão umbilicalmente ligadas, é uma região só, inclusive a salvação do Rio Parnaíba é fundamental para a identidade dos nossos dois Estados” disse Marcus que informou sobre a criação do Comitê de Preservação da Bacia do Rio Parnaíba” fruto da decisão coletiva da OAB Nacional.

Ele Informou que a subseção construída em São João dos Patos foi por decisão dos advogados da região e por ficar em um local mais central, por entenderem que é onde existem mais advogados, mais causas e maior presença na justiça a exemplo da Vara da Justiça do Trabalho. Disse ainda que jamais ousaria pedir à entidade que fizessem uma homenagem ainda que fosse ao seu pai, por que ele merece, jamais ousaria, se não fosse espontaneamente da própria entidade “Eu fui comunicado pela OAB do Maranhão que seria aprovado o nome Sérgio Coelho para essa subseção” e concluiu dizendo “…que tudo isso que está acontecendo, no que diz respeito pelo menos a minha participação, a minha presença na vida, na OAB, onde eu me encontrar, nada disso teria acontecido, sem a minha mãe Maria Dorací a quem eu rendo todas as homenagens” Marcus fez um relato do apoio da mãe aos filhos nos estudos, com a crença de que a educação é libertação, é emancipação e finalizou dizendo:“Obrigado meu Deus por possibilitar que este momento esteja acontecendo”

Ainda falaram os presidentes nacional e presidente estadual da OAB.  Houve a bênção do local realizado pelos párocos de Paraibano e de São João dos Patos. Após a solenidade foi oferecido um almoço no Hotel Estrela Dalva no centro da cidade.

Participou da solenidade na Subseção de São João dos Patos, o presidente do Conselho Federal, Cláudio Lamachia; o membro honorário vitalício do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Marcus Vinícius Furtado Coêlho; o membro do Conselho Nacional de Justiça, Valdetário Andrade Monteiro; o Procurador Nacional das Prerrogativas, Charles Diaz; o presidente da Seccional da OAB do Piauí, Chico Lucas; o presidente da Associação Brasileira de Advogados, Esdras Dantas de Sousa. Pela OAB Maranhão, o presidente, Thiago Diaz; a diretora Tesoureira, Deborah Porto Cartágenes; o presidente da Subseção de São João dos Patos, Daniel Furtado Veloso; a presidente da Subseção de Presidente Dutra, Yara Macedo; a presidente da Subseção de Barra do Corda, Suely Pontes; a tesoureira da Subseção de Balsas, Alba Lins; e o presidente da Comissão de Assistência e Defesa das Prerrogativas da OAB/MA, Gustavo Carvalho, juiz da comarca de Paraibano Dr. Caio Davi Medeiros Veras, além de várias autoridades municipais, do judiciário e do Ministério Público.

Estiveram presentes ainda, o prefeito de Mirador Roni Souza, a prefeita de Nova Iorque Maíra Guimarães, prefeita de Sucupira do Riachão Gilsa, da vice-prefeita de São João dos Patos Rilda Lúcia, do vice-prefeito de Paraibano Chico do Zé Veado, Agmar Mundim presidente da Câmara Municipal de São João dos Patos representando os vereadores presentes, José Mário chefe de gabinete da prefeita Gilvana Evangelista de São João dos Patos, tenente coronel Emerson Bezerra comandante da 6ª CIA de PMMA, dos párocos Félix Cardoso de Paraibano e Luzimar Fonseca de São João dos Patos que abençoaram o local, também esteve presente Jardel Miranda superintendente regional do Estado do Maranhão, Geralda Costa gestora regional de educação, o ex-prefeito de Sucupira do Norte Marcony Santos.

 

https://www.meionorte.com/noticias/diretoria-da-oab-ma-entrega-sede-da-subsecao-e-sao-joao-dos-patos-337062

Você pode gostar